Para entender o porquê de algumas taxas de condomínios serem tão altas é preciso entender o que é esta taxa e como ela é composta, ou quais os itens se são considerados para a formação do valor.
Imagine um prédio de apartamentos com portaria 24 horas e elevador. Neste caso você precisa considerar o seguinte:
Agora faça a soma desses valores e outros que possam incidir e depois divida pelo número de apartamentos do prédio. Provavelmente você encontrará a resposta do porquê de o valor ser alto. Neste caso os itens que mais pesa na taxa de condomínio é a portaria e elevador. Neste caso é muito importante considerar também a quantidade de apartamentos, pois se for um prédio pequeno com poucos apartamentos a taxa tende a ser maior, já que o custo da portaria, por exemplo, praticamente é indiferente se tiver 20 ou 40 apartamentos.
Agora imagine um condomínio de casas com 200 casas por exemplo. Neste caso o valor do condomínio tende a ser menor, pois aqui não há elevadores e então o consumo de energia será muito menor. O custo da portaria será praticamente o mesmo, mas a divisão será por 200 e não por 20 ou 40 do exemplo anterior.
Embora no caso de condomínio de casas exista outros custos, principalmente com manutenção e limpeza interna, mas ainda assim é mais em conta.
Fiz uma consulta agora em um site de uma imobiliária para verificar o valor do condomínio de alguns apartamentos que estão para alugar e encontrei os seguintes valores:
Desenvolvido por Ponto R Comunicação