Toda crise traz consigo novas oportunidades. E, para o mercado imobiliário, elas vieram endereçadas ao segmento de alto padrão. Em especial, ao nicho de condomínios. Atualmente, o público de maior poder aquisitivo consegue aliar a posse de recursos para investimento a um ambiente extremamente favorável a negociações.
De acordo com Guido Cussiol Neto, diretor do Sindicato da Habitação (Secovi) de Sorocaba, há uma movimentação interessante em negócios de alto padrão, já que este público, de forma geral, não sentiu os impactos da crise econômica, assim como não depende de financiamento bancário para a compra do imóvel. “É uma demanda específica e percebemos que os compradores conseguem ótimos descontos, pois pagam à vista”, comenta.
Enxergar essas janelas de oportunidades e crescer em tempos de turbulência é uma chance que vale ouro e que poucos conseguem agarrar e fazer acontecer. Segundo a diretora de uma imobiliária de Sorocaba, Adriana Proença, o tipo de imóvel mais procurado é aquele que apresenta, antes de tudo, projeto arquitetônico diferenciado, acabamento de qualidade acima dos padrões, com área de lazer exclusiva, localização privilegiada, principalmente em condomínios.
Sobre o expressivo aumento da demanda nos últimos quatro anos, Adriana justifica o movimento pela fase favorável que vivia o País na época, seguida da crescente busca das famílias por segurança e conforto, muitas delas vindas da capital. Segundo a executiva, mesmo em tempos de estagnação da economia, essa procura deve continuar crescendo, ainda que a passos menos largos. “A crise não vai durar para sempre e, quando chegar o novo ciclo, queremos estar preparados para oferecer uma ótima estrutura imobiliária”, afirma.
Crescimento da demanda
E a oportunidade não se limita aos compradores. Em busca de se preparar para o futuro, uma imobiliária de Sorocaba inaugurou uma agência exclusiva justamente para atender ao crescimento da demanda por imóveis de alto padrão. Afinal, houve aumento de 200% de 2012 para cá.
A imobiliária possui mais de 100 condomínios cadastrados, que reúnem 2.000 ofertas de imóveis, entre casas, apartamentos e villages, espalhados por toda a região. “Percebemos que grandes negócios são fechados informalmente, nos bate-papos entre as mulheres. O que fizemos foi trazer essas conversas para dentro da agência, criando o momento ideal para que aconteçam”, conta Adriana.
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