Pequenos Espaços: Manter plantas em ambientes fechados é uma forma de trazer beleza e tranqüilidade ao ambiente e de aliviar a tensão trazida pelo cotidiano agitado das grandes cidades. Ter um belo jardim não é privilégio apenas de quem mora em casas térreas ou possui um grande terreno para cultivar: o contato com a natureza também é possível em pequenos espaços.
Tamanhos: Para quem quer criar um jardim dentro de seu apartamento sem ter muito trabalho, o ideal mesmo são os vasos, perfeitos para decorar cantos de leitura, reflexão e relaxamento. Os melhores são os vasos de pequeno e médio porte, que são fáceis de deslocar e manusear na hora de cuidar das plantas. Prestando atenção aos detalhes de adaptação de cada planta aos diferentes ambientes (luminosidade, tempo de exposição ao sol, calor, etc.).
Aguar/ Poda: As plantas devem ser regadas pelo menos duas vezes por semana, dependendo do vaso escolhido. Se o vaso for pequeno, vai exigir rega mais freqüente. Se for feita em cerâmica vitrificada ou esmaltada, em plástico ou em outro material impermeável, vai pedir menos rega do que se é de barro cozido ou xaxim, já que estes facilitam a evaporação da água. Existem duas formas de regar um vaso: por cima, derramando água na superfície do solo; ou por baixo, mergulhando o vaso num recipiente com água. Quando optar pela rega por cima só pare quando a água começar a escorrer pelo furo de drenagem. As violetas, por exemplo, devem ser regadas poucas vezes e água deve ser colocada no pratinho, o qual o vaso fica sobreposto. Eliminar as folhas secas, adubar a terra todo mês e aplicar produtos para eliminar doenças e pragas sempre que necessário. Para garantir folhas vistosas em algumas plantas deve se borrifar água, pelo menos, uma vez por semana. É possível adquirir diferentes espécies a um custo realmente baixo em vários mercados.
Espécies: A variedade de espécies que podem ser plantadas é muito grande. As mais indicadas são:
Desenvolvido por Ponto R Comunicação