O verão é uma época do ano que muitas famílias e amigos aproveitam para viajar e se visitar, o que traz bons momentos de convívio, mas podem causar problemas de controle de acesso de visitantes em condomínios.
A participação dos moradores ao informar sobre a presença de amigos e parentes é fundamental para evitar dificuldades, constrangimento e falhas na segurança.
Mas a pauta desta semana da reunião de condomínio é reforçar a orientação aos moradores para que comuniquem as mudanças de inquilinos, a chegada de visitantes no período de férias, entre outros pontos.
Rosentino Santana dos Santos, sub síndico, diz que a segurança da área é terceirizada, cabendo aos porteiros o controle de acesso aos apartamentos. Mas admite que não existe nenhuma recomendação geral referente ao verão.
Os funcionários da portaria questionam para que apartamento o visitante se dirige e registra as placas de carro, mas ele avalia que este controle pode ser melhorado com consultas aos moradores sobre os visitantes.
Kelsor Fernandes, presidente do Secovi-BA (Sindicato da Habitação) diz que a orientação da entidade é que os porteiros sejam treinados para serem rigorosos, tomando todo cuidado antes de permitir o acesso de visitantes.
Outra orientação é quanto a equipamentos de segurança, como dotar a entrada do condomínio de dois portões. Desta forma, sem criar situações desconfortáveis, é possível checar os dados, e avisar ao morador sobre visitantes antes de permitir o acesso às áreas internas do condomínio.
“O normal é que se receba visitas, ainda mais nesta época do ano. Mas para evitar constrangimentos, cabe aos moradores explicarem as normas do condomínio, assim como horários previstos no estatuto”, finaliza.
Desenvolvido por Ponto R Comunicação