1. As chamas de gás devem apresentar cor azulada. A presença de instabilidade da chama e tonalidades amareladas, indicam que os queimadores estão sujos ou desregulados, aumentando o consumo de gás.
2. Os registros e as conexões devem estar sempre em perfeito estado.
3. Em ausência prolongada (viagens) é recomendável fechar os registros de gás dos aparelhos.
4. Recomenda-se não utilizar a temperatura máxima do aquecedor desnecessariamente.
5. O local onde o aquecedor encontra-se instalado deve possuir ventilação permanente, pois o queimador consome oxigênio durante a combustão. Jamais deve-se eliminar ou reduzir a ventilação nestes ambientes.
6. A queima de gás no aquecedor gera substâncias nocivas, que devem ser eliminadas através da chaminé. Portanto, recomenda-se verificar periodicamente se a chaminé está perfeitamente encaixada, ajustada e desobstruída.
7. Se desejar, você pode tomar algumas medidas preventivas: tenha em casa um detetor de gás (pequeno aparelho vendido nas principais lojas de ferragem); mantenha o aquecedor (e o fogão) sempre limpo e regulado, efetuando revisões periódicas pelo menos uma vez por ano; e verifique, todas as noites, antes de deitar-se, se os registros e torneiras dos aparelhos a gás estão fechados.
8. Nunca utilize fósforos ou isqueiros para detectar vazamentos nos equipamentos e nas instalações.
9. Se você sentir cheiro de gás, abra as janelas e portas e verifique se o odor provém de fora. Se este for o caso, entre em contato com o zelador ou administrador de seu prédio para dar o aviso e pedir providências. Se o odor não provém de fora, mantenha as janelas e portas abertas e feche todos os registros de gás de sua residência (aquecedor, fogão à gás e qualquer outro ligado na rede de gás).
10. Se você não conseguir identificar o vazamento, chame imediatamente o fornecedor de gás (no caso de gás encanado) ou um bombeiro de confiança (no caso de usar butijão de gás). Se possível deixe o local até que tudo seja resolvido.
Desenvolvido por Ponto R Comunicação